terça-feira, 10 de julho de 2012

CEANO - CENTRO EDUCACIONAL APRONIANO MARTINS DE OLIVEIRA

CEAMO
O CENTRO EDUCACIONAL APRONIANO MARTINS DE OLIVEIRA-CEAMO é uma homenagem ao seu patrono que foi professor de Ciências, Educação Moral e Cívica, e Organização Social e Política Brasileira, nas décadas de 60 e 70 do século passado, no Colégio Diocesano Santa Luzia, no Ginásio Municipal de Mossoró e no Colégio Dom Bosco, nesta cidade de Mossoró.
O CEAMO é, pois, fruto do amor de Aproniano à Educação e da coragem e abnegação das Professoras MARIA FABÍOLA VALE ANDRADE, MARIA DE FÁTIMA VALE REBOUÇAS e FELISBELA FREITAS DE OLIVEIRA (as duas primeiras, cunhadas; e a última, viúva de Aproniano), que buscaram atender o desejo desse Engenheiro Agrônomo por profissão, mas Professor por vocação, que, em 1980, então funcionário da EMATER, ao ser transferido de Mossoró para Natal, convidou a cunhada Maria Fabíola, para instalarem, em sua até então residência, uma escola. Como Fabíola era Professora da rede pública estadual e coordenava o Ensino Religioso da Paróquia de S. José, achou que era impossível assumir tamanha responsabilidade e o desejo de Aproniano não se concretizou.
Treze anos se passaram e, após sete meses do falecimento de Aproniano, Fabíola convidou Felisbela e Fátima para concretizarem o tão sonhado desejo do visionário professor e, aliadas, aos irmãos, Juarez de Freitas Vale e Jerônimo Vale, fundaram o CENTRO EDUCACIONAL APRONIANO MARTINS DE OLIVEIRA, convidando o Mons. Amílcar Mota da Silveira, para oficializar, com uma Celebração de Ação de Graças e com as bênçãos litúrgicas, em 08 de dezembro de 1993, o nascimento do CEAMO, com a presença dos sócios, familiares e amigos.
Foi escolhido, para sede da instituição, o imóvel que fora residência de Aproniano, assim como ele desejara.
Instalada a escola, constituiu-se o grupo de trabalho para a sua implantação. Foi convidada a Srta. Maria Vilani Alves que juntamente com Fabíola e Felisbela montaram todo o protocolo para o funcionamento da unidade escolar, ficando Fátima Vale com a responsabilidade das adaptações físicas do imóvel para a nova finalidade. E assim, em 17 de fevereiro de 1994 foi feita a matrícula da primeira aluna, Natash Vale. Nesse período foi dado início, também, ao processo de seleção dos professores, tendo sido selecionadas as seguintes professoras: Jandiclea Ferreira da Costa, Kaliny Costa Sales, Kelly Cristiane de Medeiros a Silva, Liduina Paulo Cavalcante, Mari Lucicleide dos Santos, Maria Fernandes de Souza Neta, Marcléa Melo de Souza.
Concluídas as matriculas, iniciou-se o primeiro ano letivo do CEAMO, em 21 de fevereiro de 1994, com 40 alunos, distribuídos pela Educação Infantil - Pré-escolar e Ensino Fundamental até a 3ª série, nomenclatura de então. Paulatinamente foram-se constituindo as demais séries do Ensino Fundamental, chegando à 8ª série em 1999.
Os alunos egressos da 8ª série (9º ano), que desejarem, terão matrícula assegurada, no Ensino Médio do Centro Educacional de Aprendizagem Moderna, que funciona no mesmo imóvel do CEAMO, por força de uma parceria entre as duas instituições.
O CEAMO desenvolve seu trabalho, observando a política educacional do País e do Estado. Busca oferecer uma educação de qualidade, fundamentada numa prática pedagógica que proporcione ao educando a formação necessária ao desenvolvimento de suas potencialidades para a sua auto-realização, preparação para o exercício da cidadania e prosseguimento dos estudos, através da formação moral, social, cultural e religiosa, proporcionada não só pelo convívio da sala de aula, mas também pela reflexão filosófica e pelas discussões favorecidas através de encontros de formação, organizados pelo menos semestralmente. Dentro de uma visão interacionista, busca levar seus alunos a formarem hábitos e atitudes de responsabilidade, compromisso, respeito, solidariedade, lealdade e honestidade, e a construírem seus conceitos, através da socialização das experiências, da discussão, da pesquisa, de aulas-passeio, da elaboração e execução de diferentes projetos de estudos e da organização e realização da Exposição de Arte e Cultura da Escola (Exposição de Arte e Cultura do Ceamo - EAC-CEAMO).
A EAC-CEAMO já está em sua 20ª edição, versando, cada ano, sobre um tema que leve todos os alunos a refletirem sobre o seu papel enquanto cidadãos críticos e sujeitos de sua história, responsáveis por seus atos e pelo bem comum, entendendo que a sociedade é produto da ação de cada um, que deve agir pensando no bem de todos. Assim é que já foram temas de estudo e reflexão da EAC-CEAMO: Os Melhores projetos do ano (1995), Reciclar é Preciso (1996), Drogras (1997), o Brasil e seus Problemas (1998), Qualidade de Vida (1999), Cada Povo Tem Uma Cultura (2000), A Situação do Mundo Reflete a Situação de Cada Coração (2001), Sem Água não Há Vida (2002), Resgatando a Cultura, Descobrindo Talentos (2003), Família e Escola, Parceiros na Educação (2004), O Brasil Que Não Conhecemos (2005).
FONTE: SITE DO CEAMO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TERRAS POTIGUARES NEWS

TERRAS POTIGUARES NEWS
COM 15 BLOGS E 1300 LINKS, CRIADO A 28 DE DEZEMBRO DE 2008

Quem sou eu

Minha foto
XV BLOG DO STPM JOTA MARIA, COM A FINALIDADE DE DESTACAR ATRAVÉS DE 85 LINKS O PASSADO E O PRESENTE DE MINHA QUERIDA E AMADA CIDADE DE MOSSORÓ-RN - TERRA DE SANTA LUZIA, EQUIPE: STPM JOTA MARIA- JOTAEMESHON WHAKYSHON, JULLYETTH BEZERRA E JOTA JÚNIOR

Minha lista de blogs