terça-feira, 10 de julho de 2012

COLÉGIO MENINO DEUS

O Instituto Menino Deus foi criado no dia 02 de janeiro de 1984, quando o sonho do casal de professores Edmilson Oliveira dos Santos e Maria da Graças Fernandes dos Santos, de oferecer uma proposta de educação infantil diferenciada, começava a se tornar realidade. No início, a escola oferecia apenas maternal, jardim e alfabetização. No primeiro ano de funcionamento as atividades começaram com apenas 41 alunos matriculados e antes do final do mesmo ano o número de matrículas já havia dobrado. Em 1985, o Colégio Menino Deus implantou as séries iniciais do ensino fundamental, antigo primário, ampliando o número de estudantes.
A escola começou a funcionar em uma estrutura limitada, nas dependências de uma casa, no conjunto Abolição I. Aos poucos a instituição foi implantando novas turmas e adquirindo áreas vizinhas para ampliar sua estrutura física. Os recursos para a ampliação foram originados da venda de bens da família e através de empréstimos em instituições financeiras. No ano de 1993, o Colégio implantou o antigo segundo grau, completando o ciclo básico da educação. Hoje, o CMD oferece à cidade de Mossoró, desde a educação infantil até o ensino médio.
A idéia inicial dos proprietários do Colégio Menino Deus era oferecer ensino de qualidade aos conjuntos abolições a adjacências, mas essa fronteira foi ultrapassada e, atualmente, o CMD recebe alunos de praticamente todos os bairros de Mossoró, inclusive de comunidades rurais e de vários municípios da região oeste. Pessoas que apostam na qualidade da educação que a escola oferece e confiam ao Colégio Menino Deus o desafio de contribuir na construção do futuro de centenas de jovens.
Estrutura
O colégio menino deus conta com um quadro de 45 funcionários, sendo 29 professores com excelente nível de experiência e capacitação permanente. A estrutura física conta com:
  • 15 salas de aula (06 climatizadas)
  • Quadra Poliesportiva Coberta
  • Laboratório de informática
  • Laboratório de Química e Biologia
  • Parque infantil com piscina
  • Auditório
  • Sala de dança e artes
O colégio também adapta sua estrutura física para alunos com necessidades especiais, reconhecidamente uma das instituições de ensino que melhor se adaptou às modernas práticas de sociabilidade e ensino a esses alunos especiais.
O aluno Francisco Leonard de Sousa Delfino, um portador de deficiência visual que é um exemplo de destaque que recebeu no menino deus a devida atenção para se tornar um profissional vencedor.
Visão e Missão
Objetivo Geral
Instituição de ensino privado, o Colégio Menino Deus, desde sua origem, foi concebida com a finalidade de formar cidadãos, cumprindo com o papel sociocultural, investindo na formação profissional, didático-pedagógica, contribuindo às condições de sucesso no processo de ensino-aprendizagem.
O Colégio Menino Deus busca na sua existência valorizar a educação como ciência formativa, agregando agentes da educação como profissionais sociáveis e servidores-responsáveis na construção da humanidade.
VISÃO
Visão 1: O Colégio Menino Deus deseja ser visto como diferencial de excelência em educação, primando pelo conforto, segurança e bem-estar dos seus alunos, oferecendo um ensino eficaz e eficiente.
MISSÃO 1: Prestar serviços de educação de forma a preparar o aluno de Educação Infantil ao Ensino Médio a exercerem plenamente a cidadania, ajudá-lo na transição para a vida adulta, na determinação do que desejam fazer e a desenvolverem habilidades e auto-confiança para alcançarem seus objetivos.
VALORES
Na fragmentação dos valores relacionados abaixo verificaremos as convicções e tendências humanas, pois os mesmos dignificam o ser exaltando a vivência pessoal e profissional.
- Ética
A busca da formação social, respeitando o próximo, ressaltando a valorização dos direitos e deveres, individuais e coletivos.

- Cooperação e qualificação do Aprender Integrar-se é tarefa desafiadora, a procura de trabalharmos em grupo se faz necessária para a concretização da qualidade e eficiência na educação do nosso alunado.
- Liderança em desenvolvimento A prosperidade de um grupo está relacionada a liderança íntegra de cada pessoa, mantendo a eficiência e eficácia do cidadão em busca de um bem comum.
- Cidadania e consciência Ser consciente dos direitos e cumpridor dos seus deveres, adquirindo atitudes de boa convivência, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito.
- Integridade humana O ser humano só é completo como pessoa, quando conseguir uma boa convivência escolar, perceber-se integrante e agente transformador do ambiente. O respeito aos direitos humanos contra qualquer discriminação, leva-nos a viver de forma digna, interagindo mutuamente.
- Família Pais, alunos e comunidade perceber-se núcleo central da edificação de personalidade, junto a escola serem construtores colaboradores de cidadãos eficazes e responsáveis na formação de um ser humano integral e equilibrado num desenvolvimento pleno e preciso.
Metodologia
“Antes mesmo de existirem as escolas, a educação já era assunto de vários pensadores” (Márcio Ferrari)
 Atuando da Educação Infantil ao ensino médio, o Colégio Menino deus desenvolve uma pedagogia eclética, norteada pelas novas tendências pedagógicas, buscando inovações que são peculiares ao desenvolvimento e a aprendizagem do aluno. Portanto, com base em práticas educativas que favoreçam o crescimento pessoal sócio cultural e a construção de novos saberes, procuramos agregar valores que sejam significativos para o crescimento do aluno como sujeito do seu próprio conhecimento.
Assim sendo, buscamos trabalhar oferecendo as melhores condições para tornar nosso aluno um cidadão consciente, autoconfiante, crítico e feliz para agir com perseverança em busca do exercício pleno da cidadania, como recomenda a lei de diretrizes e Bases da Educação Brasileira.
FONET: SITE DO COLÉGIO MENINO DEUS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TERRAS POTIGUARES NEWS

TERRAS POTIGUARES NEWS
COM 15 BLOGS E 1300 LINKS, CRIADO A 28 DE DEZEMBRO DE 2008

Quem sou eu

Minha foto
XV BLOG DO STPM JOTA MARIA, COM A FINALIDADE DE DESTACAR ATRAVÉS DE 85 LINKS O PASSADO E O PRESENTE DE MINHA QUERIDA E AMADA CIDADE DE MOSSORÓ-RN - TERRA DE SANTA LUZIA, EQUIPE: STPM JOTA MARIA- JOTAEMESHON WHAKYSHON, JULLYETTH BEZERRA E JOTA JÚNIOR

Minha lista de blogs